quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Menopausa e a Acupuntura

Menopausa caracteriza-se pelo encerramento dos ciclos menstruais e ovulatórios. Pode iniciar aos 45 ou 50 anos. Nesta fase afirma-se que a mulher entrou na menopausa, quando a mesma está sem menstruar a pelo menos um ano.
O termo menopausa vem do grego men (mês) e pausis (pausa), denominando o final da menstruação. O termo científico para a menopausa é Climatério.
 
FASES DA MENOPAUSA
 
PERIMENOPAUSA: É caracterizada pelo surgimento dos primeiros sintomas como as ondas de  calor progressivos, suor abundante, aspectos de depressão, irregularidades menstruais, alterações urogenitais. Surge por volta dos 45 anos. 
MENOPAUSA: Esta significa que ocorreu a interrupção da fase menstrual por pelo menos 12 meses consecutivos, ocorrendo à perda da função ovariana. Surge após os 50 anos.
PÓS-MENOPAUSA: Depois da parada menstrual definitiva se instala este processo por toda a vida da mulher.
O ESTROGÊNIO: O estrogênio, hormônio produzido nos ovário, exerce efeitos em todo o organismo feminino, onde com a redução progressiva ocorrerão efeitos sistêmicos profundos.
 
A conseqüência em longo prazo da falta de estrogênio, propiciam sintomas desagradáveis e a probabilidade de evoluir para novas doenças.
 
SINTOMAS
Os mais comuns são os vasomotores como ondas de calor, sudorese noturna (suor), palpitações ou taquicardias, cefaléias ou dores de cabeça, zumbidos, insônia e tonturas.
Sintomas psicológicos como irritabilidade, fadiga, depressão e perda da libido.
 
 
EVOLUÇÃO DA MENOPAUSA
Outras situações patológicas poderão acontecer, como osteoporose (perda de massa óssea), doenças cardiovasculares, risco de Diabetes, doenças auto-imunes, doenças da tireóide,  vaginite e incontinência urinaria.
 
 
TRATAMENTO CLÍNICO
Denomina-se que será utilizado a reposição hormonal, mas apesar de oferecer uma melhora dos sintomas como as ondas de calor, o hormônio sintético irá oferecer muitos efeitos colaterais e se sabe que ocorrerá maior risco para o câncer de mama e do endométrio.
 
TRATAMENTO ALTERNATIVO
Uso da soja, pois estudos epidemiológicos têm mostrado que as isoflavonas reduzem os sintomas da menopausa de forma natural, onde reduz as ondas de calor e as proteínas da soja promovem uma proteção contra as doenças cardiovasculares. A soja também é um rico fornecedor de cálcio.
 
TRATAMENTO POR ACUPUNTURA
Utilizamos agulhamento sistêmico (agulhas no corpo) e acupuntura auricular (orelha), em pontos específicos, melhorando assim os sintomas de calor, irritabilidade, a depressão e o sono da paciente.
Na Medicina Chinesa iremos nutrir o Yin do Rim nutrindo-o, tratar o Yin do Fígado, harmonizando o seu Yang, trata-se a estagnação de Qi (energia vital) e o acumulo de mucosidade no organismo, Tratamos a estagnação de sangue e harmonizamos e clareamos a mente e os pensamentos.
OBS: Uso de alimentação rica em fibras, folhas verdes, alimentos coloridos, e redução dos doces e gordura saturada, serão de extrema importância para o tratamento. É regra tomar muito liquido e a freqüência de uma atividade física no cotidiano da mulher.
 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário