domingo, 9 de outubro de 2011

Drenagem Linfática


 
Sabemos qual a importância da realização da drenagem linfática manual no resultado de um procedimento, não só nos casos de cirurgia, mas também de sua importância para prevenção e diminuição de edema/inchaço corporal, da melhora da oxigenação e nutrição dos tecidos, no tratamento do processo patológico da lipodistrofia ginóide (celulite) entre outras de suas importâncias.
Desde a criação da técnica de Drenagem Linfática Manual pelo dinamarquês Emil Vodder e sua esposa Estrid Vodder em 1936, vários adeptos passaram a difundi-la. Em meados de 1967, foi criada a Sociedade de Drenagem Linfática Manual, a qual, a partir de 1976, foi incorporada à Sociedade Alemã de Linfologia. Dentre os principais grupos que utilizam a técnica estão, Földi, Leduc, Casley-Smith, Nieto, entre outros.
Hoje a técnica é mundialmente conhecida e indispensável no tratamento de disfunções estéticas e patológicas
sistema linfático 1
Antes de entendermos melhor como funciona o sistema linfático, é importante ressaltar que a drenagem linfática manual não dói, manchas roxas e edemas após a realização da técnica é sinal de que a mesma não foi aplicada corretamente, o que gera danos aos vasos linfáticos e conseqüentemente seqüelas.
Massagem e Drenagem Linfática Manual são técnicas completamente distintas. Na Drenagem as manobras são lentas, rítmicas e suaves, e obedece ao sentido da drenagem linfática fisiológica. Já na massagem a pressão exercida é muito maior e o objetivo da técnica é outro.
O sistema linfático é formado por uma extensa rede de capilares e amplos vasos coletores (vasos linfáticos) que recebem o líquido intersticial do corpo e o transporta para o sistema cardiovascular. Consiste ainda de linfonodos, que servem como filtros do líquido coletado pelos vasos e órgãos linfóides.
As funções do sistema linfático incluem a remoção de partículas estranhas, respostas imunes específicas, retorno do líquido intersticial à corrente sanguínea,
A Drenagem Linfática Manual é indicada em diversas situações (edemas, linfedemas, pré e pós-operatório, pré e pós-procedimentos dermatológicos, retenção hídrica, gestantes, celulite, síndromes vasculares, acne, entre outras), porém é necessário procurar a orientação de um profissional da área, onde este submeterá o paciente a uma avaliação minuciosa.
No pré-operatório ela é recomendada, para se obter um melhor resultado e recuperação da cirurgia. Já no pós-operatório imediato, ela atuará diretamente na reabsorção dos líquidos pelos capilares linfáticos, na diminuição do edema, na prevenção de fibroses e conseqüentemente na diminuição do quadro de dor, além é claro, de favorecer o breve retorno do paciente às suas atividades de vida diária.
A Drenagem também é indispensável no tratamento do processo patológico da lipodistrofia ginóide (celulite), e pode ser combinada a outros métodos.
Na gestação ela é uma grande aliada às mulheres, já que a retenção de líquido é comum nessa fase.
A Drenagem Linfática Manual é uma técnica muito eficaz, segura e traz inúmeros benefícios ao paciente, porém é importante sempre lembrar que a mesma deve ser realizada por um profissional qualificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário