quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Reiki


A cura através das mãos é tão antiga quanto a humanidade, todas as culturas de todos os tempos relatam técnicas terapêuticas que se utilizavam das mãos como veículos de cura.
É um hábito profundamente arraigado no homem colocar as mãos onde os incômodos se manifestam, observem uma criança que se machuca, a mãe instintivamente coloca as mãos no “dodói”, beija ternamente o local e então…, a dor diminui e logo em seguida podemos ver a criança correndo novamente de um lado para o outro.
O Reiki é uma técnica japonesa descoberta ou antes redescoberta por Mikao Usui no século 19 e que vem sendo usada desde então por milhares de pessoas ao redor do mundo.
A palavra Reiki significa Energia vital universal, trata-se de um método completo para manter a saúde e bem estar, equilibrando nossa energia, quando o reikiano toca uma pessoa para tratá-la flui através de suas mãos a Energia vital do universo, energia pura que restaura e reequilibra.
O Reiki não é religião ou filosofia de vida, mas uma técnica comprovada e eficiente para prevenção de doenças e desequilíbrios em todos os níveis.
O Reiki em geral é um ótimo complemento para tratamentos, sejam estas alopáticas ou alternativos, está inserido no contexto das práticas holisticas reconhecidas pela O.M.S. (Organização mundial de saúde).
É uma técnica simples e eficiente, capaz de causar profundas mudanças nas pessoas que se submetem ao Reiki.
Alguns benefícios proporcionados pelo Reiki:
Elimina rapidamente diversos tipos de dores, não sendo apenas um método de mascarar o problema, atua diretamente nas causas dos problemas.
Elimina o Stress e nervosismo do dia-a-dia.
Restaura o equilíbrio emocional perdido de forma natural e harmônica.
Indicado em estados agudos de choque e pânico, baixa resistência e horas de sono deficientes.
É como ondas radiofônicas, podendo ser aplicado no local ou à distância, rompe tempo e espaço permitindo trabalhar eventos passados.
Pode ser usado em pessoas, animais e plantas.
Trata-se apenas de alguns benefícios desta técnica que é cada vez mais utilizada no meio Holístico, sendo utilizada também em hospitais ao redor do mundo.

Nossas mãos
Das palmas das mãos do homem emana uma energia ainda desconhecido da ciência e que talvez nunca venha a ser completamente conhecida dentro dos moldes científicos atuais.
As doenças se curam quando submetidas a esta radiação, experiências comprovaram que muitas radiações como o Raio-X por exemplo ou as ondas de rádio são passíveis de serem interceptadas por anteparos especiais como o chumbo, mas as radiações emitidas pelas palmas das mãos podem, atravessar qualquer coisa.
A cura através das mãos é algo milenar, podemos pensar rapidamente na reação de uma mãe quando uma criança se machuca, a primeira providência é colocar a mão no local, existem métodos de cura através das mãos em todas as culturas antigas, encontramos a transmissão de energia curativa em todas as filosofias ancestrais, pense no Cristo curando com seu toque, e após sua morte isto permaneceu através de seus apóstolos e discípulos.
Entre os Yogues são muitas as técnicas curativas relacionadas ao toque, e segundo a filosofia perene até mesmo nas técnicas de manipulação como as massagens está envolvido o aspecto de transmissão de energia.
O Reikiano
O Reikiano é apenas um canal transmissor de energia, não sendo a energia do Reikiano que está sendo transmitida ao paciente, na verdade o próprio reikiano também está sendo beneficiado durante o tratamento.
O Reiki não trabalha com a força do pensamento ou com a vontade e requer um grau mínimo de concentração, você não precisa estar em estado meditativo ou visualizando qualquer coisa, também não se faz necessário fazer qualquer programação da energia ou dizer a ela o que deve ser feito, basta impor as mãos no local e deixar a energia fluir, o Reiki independe do pensamento.
O Reiki e a medicina
Como foi dito anteriormente o Reiki não dispensa tratamento médico, mas complementa o tratamento e acelera qualquer processo de cura natural ou alopático, sem mascarar o problema.
Um exemplo clássico disto é o processo da febre que quando aplicado o Reiki tende a subir ao invés de descer, por quê isto acontece?
Simplesmente porque sendo a febre um alerta do organismo que algo está errado e uma tentativa natural de erradicação do problema o Reiki irá agir no sentido de auxiliar este processo e eliminar com maior velocidade o mal verdadeiro, neste caso a chamada memória celular irá “puxar” a energia de acordo com o necessário para ativar o sistema imunológico.
Desta forma você pode continuar seu tratamento normalmente com a certeza que você tem um auxiliar precioso para seu completo sucesso.
O Reiki x a fé
Afinal, é necessário ter fé para ser curado pelo Reiki?
Esta é uma pergunta natural de muitas pessoas, e após anos de prática posso afirmar categoricamente que não.
Segundo estudos científicos a fé é um auxiliar poderoso em qualquer tratamento, foram feitas pesquisas conclusivas sobre isto e se descobriu que a fé no médico ou terapeuta representa uma boa parcela de possibilidade de êxito do tratamento.
Tendo isto em vista podemos afirmar que a fé ajudará no tratamento embora não seja essencial ao mesmo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário